quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O poeta maranhense CARVALHO JUNIOR




 “Poesia necessita estar nos becos, 
nas ruas, nas casas, nos telhados, 
nos quintais... no meio da gente.”
(Carvalho Junior)


CARVALHO JUNIOR é a assinatura poética de Francisco de Assis Carvalho da Silva Junior. Nasceu na cidade de Caxias, Maranhão, no dia 04 de outubro de 1985 (Hospital Miron Pedreira), filho de Francisco de Assis Carvalho da Silva e Antonia Ferreira do Carmo Silva. Poeta, professor, especialista em língua portuguesa, 29 anos, casado com a professora Joseneyde Ferreira, tendo com ela duas filhas: Júlia Clarissa e Camila Jasmine. Em novembro de 2011, tornou-se membro efetivo da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão (ASLEAMA), da qual recebeu o título de “O Sol da Sabedoria”.

A cada ano o poeta vem crescendo e se destacando no cenário cultural maranhense. Como observa Thania Damasceno em entrevista do escritor no site Debate Democrático: “Os textos de Carvalho são bem humorados, causam o riso do inesperado. São simples, porém refinados. De suas mãos saem palavras brandas e leves, que também não esquecem da paixão declarada pela Princesa do Sertão, cantada nos versos de seu filho"

Sua obra já lhe rendeu prêmios, homenagens e destaques em vários portais da Internet (Portal Proposta, Debate Democrático, NOCA, Diário de Caxias, Maranharte...etc.). Atualmente, colabora com o Sarau "Na Pele da Palavra", uma parceria estabelescida com os poetas Quincas Vilaneto e Salgado Maranhão e com a professora Joseneyde Ferreira. 


Obras:

Linguichistes: poemas em portuglês (Gráfica e Editora JM, Caxias – MA: 2008).

Mulheres de Carvalho (Café & Lápis Editora, São Luís – MA: 2011).

A Rua do Sol e da Lua (Scortecci, São Paulo – SP: 2013).

Dança dos Dísticos (Patuá, São Paulo – SP: 2014).

• Autor do Hino aos 190 anos de Antonio Gonçalves Dias (Imperador do Verso).

• Autor do Hino da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão - ASLEAMA.

• Autor do Hino da Academia de Letras de Aldeias Altas - ALAA.

• Autor do Hino da Escola João Possedome (Aldeias Altas-MA).

• Revisor do livro Caxienses Ilustres: elementos biográficos: tomo II, de Isaac Sousa.

• Participou com dois poemas na obra Mil poemas para Gonçalves Dias, organizado por Leopoldo Vaz e Dilercy Adler (São Luís-MA), e com três outros textos na antologia de mesmo título e subtítulo “Diário de bordo”.

• Autor do poema Príncipe da Prosa, uma homenagem de 150 palavras em referência aos 150 anos de nascimento de Henrique Maximiano Coelho Neto.


4 – PRÊMIOS E HOMENAGENS

- Foi premiado com o terceiro lugar, na categoria melhor poesia, no 1º Festival Caxiense de Poesia (FECAPO), realizado no dia 17 de maio de 2008.

- O poema premiado no FECAPO – “Dando cabo às minhas tormentas” – foi publicado no Jornal Pequeno (Caderno JP Turismo), no dia 30 de maio de 2008.

- Teve sua obra destacada nos dois Encontros Culturais de Inglês do CESC-UEMA (2007 e 2008), sendo feito no segundo deles o lançamento oficial da revista de trocadilhos envolvendo as línguas portuguesa e inglesa, Linguichistes: poemas em portuglês.

- Pela publicação da revista poética Linguichistes: poemas em portuglês (2008), recebeu homenagem da Escola Thales Ribeiro Gonçalves, no povoado Alecrim (município de Caxias-MA). 

- Participou do grupo de poetas caxienses homenageados pela Creche Resgate, no ano de 2008.

- O poema “Palavras ensurdecedoras”, antes de ser publicado no livro A Rua do Sol e da Lua (2013), foi utilizado como epígrafe da monografia da acadêmica do curso de Letras do CESC/UEMA - Jhuliene Mendes de Abreu, no ano de 2008.

- No dia 15 de dezembro de 2009, ao lado de outros dois literatos caxienses, recebeu homenagem organizada por acadêmicos e professores do Departamento de Letras do CESC-UEMA. 

- Seus livros Mulheres de Carvalho como A Rua do Sol e da Lua foram, em momentos distintos, estudados na UEMA (campus Caxias).

- Teve vários dos seus textos poéticos publicados no jornal caxiense Folha do Leste.

- O escritor e crítico literário José Neres, em jornal da capital maranhense, escreveu sobre o livro Mulheres de Carvalho, considerando uma boa estreia literária do autor caxiense.

- Participou da comemoração dos 188 anos de nascimento do poeta Gonçalves Dias, realizada no dia 10 de agosto de 2011, em Aldeias Altas – MA, sendo recebido por professores, estudantes e várias autoridades locais, tendo a obra literária destacada no evento.

- Teve a obra Mulheres de Carvalho destacada em “A voz dos balaios, jornal comemorativo dos 14 anos da Academia Caxiense de Letras, lançado no dia 20 de agosto de 2011.

- No desfile do dia 07 de setembro do ano de 2011, recebeu homenagem organizada por alunos e professores da escola Maria Luíza (Caxias-MA).

- Participou de momento cultural/literário na escola caxiense Dias Carneiro em 2011 e recebeu, no mesmo ano, homenagem na Feira Cultural do Centro Educacional Coelho Neto.

- Alunos de uma turma do IFMA (Caxias) reproduziram poema de Carvalho Junior em placa de formatura no ano de 2013.

- Foi o escritor homenageado da revista eletrônica Ilhavirtual nº 21: http://issuu.com/joseneres/docs/ilhavirtual21.

- Recebeu homenagens na Escola Guiomar Cruz Assunção (Caxias-MA), dentro das programações do Programa Mais Cultura, no último 01 de dezembro de 2014.


“good brincadeira de criança
agora que somos adultos
somos nós que caímos no buraco.” 
("Bola de Gude" in Linguichistes)


“teu estado é uma verde verdade
vestida em verso, banhada em ouro
a pele vermelha de sol e batalhas
rebrilha os teus relevos
revela e ratifica tua realeza
tocar tua beleza é sem palavra
dela com o perdão…
são teus, princesa dos poetas…
os mais belos seios do sertão!” 
(“A Princesinha” in Mulheres de Carvalho)



“deixemos de prosa e virar página em branco.
o outro lado da vida está no verso.”
(“Prosa Desfolhada” in A Rua do Sol e da Lua)



“a palavra raiz só não amarga em poesia,
esta que é a mais doce de todas as palavras.”
(“Dulcíssimo termo” in Dança dos Dísticos)



Referências:

- Carvalho Junior_ Poesia. Disponível no site http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=156533

Carvalheando : Thânia Klycia – Cultura
Disponível no site  http://www.debatedemocratico.com.br/thaniaklycia/?p=22 

- Entrevista Carvalho Junior. Disponível no site http://todaequalquerpoesia.blogspot.com.br/2014/09/entrevista-carvalho-junior.html

- Perfil Biográfico Carvalho Junior. Disponível no site http://carvalhidadespoeticas.blogspot.com.br/ 



2 comentários:

  1. o poeta Carvalho Junior é um letrista brilhante. Sua irreverencia, inteligente e humildade faz dele um grande profissional. Parabens pelo sucesso poeta.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao jovem poeta caxiense,gostei de ver o elenco de suas obras que muito enaltece o cenário literário do nosso Maranhão berço de heróis...

    ResponderExcluir