quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Um texto sobre amizade - Por Francisca Girlene



Há duas semanas briguei com meu melhor amigo. Brigamos feio, falamos coisas horríveis, magoamos um ao outro, a gente não se fala desde então, Eu sofro porque o conheci ainda criança na segunda série.

Ele me viu magrela, de cabelos presos; eu o vi todo fofinho e alinhado. Éramos inseparáveis e fazíamos as tarefas juntos. Todos os dias, ele dividia o lanche comigo. Era doce, generoso, inteligente e tinha o cheirinho e abraço mais gostoso do mundo. Lembro-me bem da forma como me protegia e cuidava de mim. 

Já brigamos outras vezes, de vez em quando sumimos ou somos separados pela vida, mas ele sempre volta com aquele olhar aconchegante e aquele sorriso que me desmonta toda. Meu coração fica calmo. 

Dizem, os sábios: " A amizade verdadeira não é ser inseparável. É estar separado, e nada mudar." Amigos discordam, amigos perdoam, amigos falam a verdade ali na "lata", doa a quem doer. Amigos também brigam, sentem ciúmes, se metem na vida um do outro, se preocupam. 

Amigos são assim: torcem pelas conquistas e felicidade do outro, defende-o do perigo, protegem, incentivam, cuidam. Às vezes são divertidos ou chatos pra caramba, mas sinceros. Amigos são leais, prestativos, companheiros. Amigos ouvem 100 vezes a mesma história sem se incomodar. Amigos que são amigos nunca abandonam o outro. Amigos verdadeiros são para sempre.

Onde quer que você esteja meu amigo, eu sempre irei amá-lo.  

8 comentários:

  1. Só quem valoriza os amigos sabem o que é uma verdadeira amizade. Muito lindo o texto.

    ResponderExcluir
  2. Eu li e reli, fiquei maravilhada com a delicadeza das palavras. Nele vi um sentimento de honestidade, beleza e amor. A amizade é um sentimento noBre.

    ResponderExcluir
  3. Como diz Vinicius de Morais : "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida (...) mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não o declare e não os procure."

    Seu texto é maravilhoso e descreve o que é realmente amizade. Algumas pessoas trocam as amizades por amizades e amores temporários e esquecem os amigos. Mal sabem que os amigos verdadeiros são raros de encontrar.

    ResponderExcluir
  4. Para mim, amor e amizade andam juntos. #SeiBemComoÉ

    ResponderExcluir
  5. O titulo do texto poderia se 'Um texto sobre a amizade verdadeira". Linda declaração de amor. Hoje é difícil amizade assim. O texto fala da segurança, de não ter medo de perder a amizade ou que ela seja diminuída com a distancia, pois é fortalecida nos reencontros. Parabens. Seu amigo devev se orgulhar de ter uma amiga com esse pensamento.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo Fran, quem dera eu tivesse uma amizade assim.

    ResponderExcluir