domingo, 5 de junho de 2016

Por que as amizades de hoje não duram? (‏Por Francisca Girlene)



"Baseado em uma história real"

Ontem eu estava assistindo ao filme "Mary e Max - Uma Amizade Diferente". A história gira em torno de dois personagens: Mary Dinkley, uma menina de oito anos, gordinha, que não tem amigos e vive na Austrália. Max Horovitz, um judeu de 44 anos que tem Síndrome de Asperger (um tipo de autismo) e vive sozinho nos EUA.

Solitária e ignorada pelos pais, Mary escreve uma carta para um endereço aleatório nos Estados Unidos com o intuito de fazer um amigo. A carta chega ao endereço de Max, que apesar da diferença de 20 anos em suas idades, continuam se correspondendo por quase duas décadas.

Assim, enquanto Mary vai crescendo, Max envelhecendo. A amizade deles sobrevive aos altos e baixos da vida. Um apoia o outro em suas dúvidas, dificuldades e conflitos. Chorei litros!!! Sempre acreditei em amizades verdadeiras, dessas que acompanham a gente pela vida toda.

Ai vieram os questionamentos: Por que as amizades de hoje não duram? Por que perdemos os amigos importantes? Por que não valorizamos as pessoas que nos amam como somos? 

Pensando, pensando. Não consegui chegar a nenhuma conclusão satisfatória. Um dia você acorda e percebe que tudo está diferente. O amigo tanto amado se foi. Primeiro a ausência fica evidente, depois seu amigo ou amiga esquece de ligar para saber como você está; não visita mais sua casa; não pede mais conselhos ou conta as novidades.

O problema, é que não importa o quão boa a pessoa seja ou o quanto você se esforce para evitar que isso aconteça. Não adianta. As amizades se rompem por diversos motivos: falta de tempo, brigas, confiança abalada, egoísmo, deslealdade, intrigas, traição (sim, e pode ser mais dolorosa do que uma traição amorosa), negligências ou simplesmente porque outro encontrou algo mais legal e você não interessa mais, ficou chato.

Para os jovens de hoje é só deletar do facebook ou excluir do watsapp e pronto. Encerrou-se aí uma amizade que se pensava ser verdadeira. Que no fundo no fundo não era nada. Só coleguismo ou mais um contato de rede social. Amizades assim, não são baseadas em sentimentos verdadeiros ou em valores Cristãos. Não é sólida.

Quando sentimos que perdemos um amigo, parte de nós se reveste em lágrimas. É um choro desamparado. Uma saudade dolorida, que vem acompanhada de um monte de recordações que piora ainda mais a situação. Dói e dói muito. O coração se parte em milhões de pedacinhos. 

Eu confio em Deus, e acredito, que quando uma amizade é verdadeira, ela não se acaba de forma nenhuma. Porque os relacionamentos duradouros, aqueles que duram uma vida inteira, são abençoados por Deus, tem alicerces e bases sólidas. São fundados na pessoa em si, em seus valores Cristãos, em seu caráter, em sua bondade, e não apenas no prazer momentâneo e na utilidade como cita Padre Fábio de Melo em suas palestras.

A amizade verdadeira é um amor aperfeiçoado, traz conforto, alivia a dor do desamparo e da solidão. Uma amizade verdadeira traz equilíbrio para a nossa vida, porque sabemos que em algum lugar temos alguém com quem podemos conversar e contar a qualquer hora e a qualquer momento. Entretanto se você não tem  e deseja uma amizade verdadeira em sua vida, primeiramente seja verdadeiro. Dê o passo de Davi na vida de alguém. Dê o primeiro passo e cultive essa amizade dia após dia. 

Encerro hoje com uma frase de Max: “A verdadeira amizade se vê pelo coração, e não pelos olhos.”





2 comentários:

  1. "Dear Mary, You are my best friend. You're my only friend". Chorei oceanos nessa parte. Um dos melhores q assistir nos últimos tempos... pqp

    ResponderExcluir
  2. A sua Amizade é UNICA, assim como o carinho que temos... Sou seu AMIGO viu, então também me encaixo no texto, Saudade viu, aparece.
    Beijão!

    ResponderExcluir