domingo, 20 de agosto de 2017

Homenagem a Joaquim Vespasiano Ramos


Inaugurado na amanhã desde domingo, 20, na Praça Vespasiano Ramos, uma efígie em homenagem ao poeta Joaquim Vespasiano Ramos, que dá nome ao logradouro público.

O projeto de finaciamento coletivo idealizado pelo poeta e vice-presidente da instituição, Renato Meneses, foi desenhado pelo arquiteto Ezíquio Neto e esculpido pelo escultor Eduardo Sereno. Além disso, o monumento conta com uma planca onde estão relacionados os nomes de todos que contribuíram para a sua construção.
 
 
Francisca Girlene e Ramundo Medeiros, presidente da ACL

Vespasiano Ramos nascido em Caxias no dia 13 de agosto de 1884, passou seus últimos dias em Porto Velho. Autor livro "Cousa Alguma", editado em 1916, ele é patrono da Cadeira nº 32 da Academia Maranhense de Letras e da Cadeira nº 40 da Academia Paraense de Letras. Tornou-se duplamente imortal por seus méritos, e vive assim para sempre na memória dos que amam a poesia. 



CRUEL

Ah, se as dores que eu sinto ela sentisse,
se as lágrimas que eu choro ela chorasse;
talvez nunca um momento me negasse
tudo que eu desejasse e lhe pedisse!

Talvez a todo instante consentisse
minha boca beijar a sua face,
se o caminho que eu tomo ela tomasse,
se o calvário que eu subo ela subisse!

Se o desejo que eu tenho ela tivesse,
se os meus sonhos de amor ela sonhasse,
aos meus rogos talvez não se opusesse!

Talvez nunca negasse o que eu pedisse,
se as lágrimas que eu choro ela chorasse
e se as dores que eu sinto ela sentisse!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário