quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Jornal do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC)



JORNAL TRAZ INFORMAÇÕES INÉDITAS SOBRE CAXIAS

O jornal do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), na sua edição especial de dezembro, mês de aniversário da instituição, traz um conjunto de informações inéditas sobre o município de Caxias. O jornalista Edmilson Sanches, diretor do Instituto e editor da “Folha do IHGC”, revelou ao Portal Sinal Verde algumas dessas informações.

CAXIENSE É PIONEIRO EM FILME SERIADO NO BRASIL -
Uma das principais revelações tem a ver com o pioneirismo de um caxiense em todo o Brasil: o escritor Coelho Netto também foi cineasta e, mais do que isso, foi o pioneiro em todo o Brasil na realização de filmes seriados. Exatamente há 100 anos, em 1917, o escritor caxiense escreveu o roteiro e dirigiu o filme “O Tesouro do Viking”, que era parte do filme seriado “Os Mistérios do Rio de Janeiro”. O filme estreou na capital carioca e também foi exibido em São Paulo. A indústria de filmes, novelas e programas em série ou seriados movimenta bilhões de dólares anualmente em todo o mundo. Caxias está presente também em filmes como “A Faca e o Rio” (1972), do holandês George Sluizer, e a animação “Uma História de Amor e Fúria” (2013), do paulista Luiz Bolognesi, que ganhou para o Brasil, pela primeira vez, o maior prêmio mundial do gênero, na França.

CAXIAS NA MÚSICA - O jornal traz também exemplos da presença de Caxias na música popular brasileira. Além das conhecidas composições de João do Vale “De Teresina a São luís” e “Vou pra Caxias”, cantadas, respectivamente, pelo pernambucano Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e pelo paraense Ary Lobo, a Princesa do Sertão Maranhense é tema de canções da cearense Eliane, a Rainha do Forró, com “Quero Voltar pra Caxias”, do conjunto musical caxiense Hermógenes Som Pop, com a “Melô do Ponte”, dos cantores e compositores caxienses Chico Beleza (“Minha Terra”), Carloman (“Xote pra Caxias” e “Terra da Poesia”) e Naum Esteves, com “Tributo a Caxias” e “Amor pra mais 200 Anos”.

"ORDEM E PROGRESSO" - O jornal revela ainda que o poeta caxiense Gonçalves Dias pode ter escrito, seis anos antes do francês Auguste Comte, a frase que se tornaria o lema da Bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”.

SPIX E MARTIUS EM CAXIAS - Também, nos 200 anos (1817-2017) da “viagem pelo Brasil” dos cientistas alemães Carl von Martius e Johann von Spix, o jornal detalha como foi a passagem desses mundialmente ilustres estudiosos pela Vila de Caxias, já naquela época considerada ”uma das mais florescentes vilas do interior do Brasil”, segundo anota von Martius, que, doente, foi muito bem atendido em Caxias por médico formado na Escócia.

"UMA CIDADE DE CIDADES" - A “Folha do IHGC”, edição nº 11, com data de capa de 12/12/2017, lista ainda diversas cidades maranhenses e brasileiras que, na sua constituição ou desenvolvimento, tiveram influência de Caxias e de filhos caxienses ou de pessoas e famílias que aqui residiram. Segundo o jornal, “Caxias é uma cidade de cidades”.

LABRE, LÁBREA - Outra informação inédita é “a história do militar, enterrado em Caxias, que desbravou a Amazônia e construiu uma cidade”. Trata-se do coronel maranhense Antônio Rodrigues Pereira Labre, que navegou pelo rio Purus, na Amazônia, e fundou a cidade de Lábrea, no estado do Amazonas. O escritor Euclides da Cunha coloca o coronel Labre entre os “homens abnegados”, ao lado de grandes exploradores, brasileiros e estrangeiros.

A edição especial da “Folha do IHGC” tem 12 páginas e traz diversas outras notícias e informações e pesquisas, entre elas um artigo sobre os logradouros (ruas, avenidas, praças) históricos de Caxias; as homenagens póstumas ao professor Manoel de Páscoa Medeiros Teixeira (Prof. Passinho); a reforma da sede do Instituto; as homenagens em vida a duas mulheres centenárias, a lavradora Maria de Jesus Ferreira e a líder espiritual Maria Madalena Carvalho, a Maria Fininha.
Interessados podem adquirir o exemplar da “Folha do IHGC” na sede do Instituto, na antiga Estação ferroviária. Na próxima semana, o jornal será também vendido em bancas de jornais e revistas da cidade.

___
Foto: A "Folha do IHGC", de dezembro de 2017. (foto de Jorge Eugênio da Silva Gonçalves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário