sexta-feira, 24 de novembro de 2017

100 Poemas para Caxias - Parte 4





TORRÃO 
(Salgado Maranhão)

Volto a ti, Caxias, 
para lavar meus olhos
sujos de ventos 
e de maresias. 

E vejo que houve 
Incêndios
sobre o teu
nome; e vejo 
teus heróis reclusos 
no horizonte ermo. 

A quem pergunto
sobre os teus medos? 
Que cães roeram
a tua memória?

Vasculho no pó 
dos becos
as fundações 
do meu DNA, e grito 
à noite guardiã
da cidade anônima, 
e só ouço o ontem
a bater a porta. 

Ó princesa anciã dos
meus sertões, me ensina a vestir
tua nova grife! 

_______________


CANÇÃO DO EXÍLIO
(Gonçalves Dias)

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

_______________

Laranja Lima (Balaios de Caxias)
(Carloman Rocha) 


Uma cidade nordestina
Um olhar de menina, um ben-te-vi, um sabiá
Os dois cantando em um pé de laranja lima
Ai quem me dera está lá em cima para o mundo espiar.

Vou fazer minha morada
Em uma curva da estrada que me leve para o mar
Lá no mar sou pescador sem rede de arrastão
Lá na mata caçador sem tiro e sem rojão
Na cidade, professor, gosto de contar Histórias. 
de batalhas e memórias da civilização 

Essa cidade é minha, essa cidade é sua
E tem um rio que agoniza
E um povo que é herói de muitas vidas
E apesar das lástimas da guerra
Dos desmandos, dos desgovernos
Ainda faz festa e sobrevive. 

Um ben-te-vi pra cantar
Um Ben-te-vi pra guerrear
Um balaio pra guardar
Um Balaio pra guerrear
Uma cabana pra morar
Um Cabano pra guerrear.

_______________


HINO DE CAXIAS
Letra: Teodoro Ribeiro Júnior
Música: Elpídio Pereira 

*****

Clara estrela no céu maranhense, 
Lira flébil do meigo cantor,
Tua luz outra estrela não vence,
Nem a lira mais cheia de amor.
Vamos juntos no albor destes dias,
Os louvores cantar de Caxias. 

És a virgem toucada de rosas,
Que te miras nas águas do rio,
De onde as ninfas sutis, invejosas,
Vêm beijar-te o perfil erradio.
Vamos juntos no albor destes dias,
Os louvores cantar de Caxias. 

Broquelada na paz tu trabalhas,
E na paz confiada descansas,
Mas não temes o fragor de batalhas,
Quem já trouxe a vitória nas lanças.
Vamos juntos no albor destes dias,
Os louvores cantar de Caxias. 

Não criaram teus seios escravos,
Bentos seios do alvor da Camélia,
Que nós somos unidos e bravos.
Filhos gracos da nova Cordélia.
Vamos juntos no albor destes dias.
Os louvores cantar de Caxias.

Glória! Glória! As façanhas proclamem,
Da princesa do adusto sertão,
Cuja fama e valor se derramam,
Pelas terras do audaz Maranhão.

Vamos juntos no albor destes dias, 
Os louvores cantar de Caxias.

__________________________

CAXIAS 
(Artur Leite)

Junho. Manhã formosa. O sol nascente
Redoura as torres da Matriz, radiante.
O orgulho fulge, em pérolas, tremente,
Nas folhagens da mata deslumbrante.

Flutua no ar, nas margens da corrente,
Que me conduz para um lugar distante
Um suspiro de amor, longo, dolente
Nos anseios de um sonho alucinante.

E deixo, enfim, partindo, as melodias,
Que derramavas em minh'alma, outr'ora,
Saudosa amada,plácida Caxias.

Somem-se atrás... a velha ponte em frágoas,
O morro do Alecrim, que te namora,
Entre os beijos e cânticos das águas.

__________________________________

AMOR PRA MAIS 200 ANOS
(Naum Esteves)


É amor pra mais 200 anos, é amor!
É paixão, é alegria, é muito amor por Caxias

Só quem conhece e quem mora aqui,
Sabe como é
Esse amor que pulsa forte em nós
Seja homem, menino ou mulher.

Caxias dos seus casarões
Dos sobrados, dos poetas
Do bumba-boi, da quadrilha
Do povo fazendo festa. 

Caxias de tantas histórias
De tantas glórias é assim
Caxias do Itapeucuru
Do Morro do Alecrim.

Caxias de tantas riquezas
De beleza natural
Da Veneza água cristalina
Do sino da Catedral.

Caxias de gente de fé
De coragem e devoção
Caxias eu te amo tanto
Pra você meu coração.

___________________

CAXIAS - MARANHÃO DAS BELEZAS 
(José Armando Rodrigues de Sousa)


Caxias és cheia de
grandeza 
Caxias tu tens a 
grande Veneza 
Caxias és magnífica 
e exuberante 
Caxias tu tens o 
riacho do ponte. 

Caxias de passado
sem fim tu tens 
o famoso morro do alecrim
Caxias ninguém
quebra teu pedestal
tu tens uma linda catedral 

Caxias de histórico
patrimônio
tu tens a linda
igreja de Santo Antônio 
Caxias de beleza e 
passado infinito
tu tens a igreja de
São Benedito 

Caxias de belas
igrejas e paisagens
tu tens tantas lindas mensagens 
Caxias de belos poetas
e sonhadores 
tu tens em teus seios
muitos amores 

Caxias das matas e 
grandes brios 
tu tens no Itapecuru 
o grande rio 
Caxias és cheias
de belezas naturais 
teu nome não esqueço jamais.


https://youtu.be/6p1se28Bx3U



Quero Voltar Para Caxias - Eliane
Música do álbum "Cantando Para Vida" de 1985

LETRA

Maranhão é uma terra boa
Brevemente eu irei voltar
Vou rever aquela gente amiga
Que eu deixei a me esperar

Tantas coisa boas lá eu vi
Breve eu irei ver de novo
Gosto de ti Maranhão
A minha alegria é estar com teu povo
Gosto de ti Maranhão
A minha alegria é estar com teu povo

Ai, ai Maranhão, me deste prazer e alegria
Ai, ai Maranhão, eu quero voltar pra Caxias
Ai, ai Maranhão, me deste prazer e alegria
Ai, ai Maranhão, eu quero voltar pra Caxias


Nenhum comentário:

Postar um comentário