domingo, 6 de maio de 2018

Escritoras Caxienses Contemporâneas - Parte 1



Mulheres são flores e força! 
São amor, sonhos, poesia!
(Ana Felix Garjan)


Para você que está em busca de escritoras caxienses contemporâneas, listamos nesta primeira publicação o nome de dez mulheres que vêm produzindo literatura em nossa cidade. É importante e necessário divulgarmos nossas autoras, independentemente dos gêneros literários, da quantidade de livros publicados ou prêmios conquistados. Elas são maravilhosas!!!!


1. ÍRIS MENDES 


Escritora, poeta, advogada, professora especialista em língua portuguesa e Direito Previdenciário. Íris Mendes é natural de Caxias (MA). Conquistou o 1º lugar no concurso de poesia do XVI ENEL (XVI Encontro Nacional de Letras), com o poema “Via Crucis”. Participou do livro Infância em Contos: Coletânea de Escritores Maranhenses (1998); Sociedade das Letras: prosa, poesia & Cia (2001) - trabalho realizado em coautoria com Elizeu Arruda e do caderno literário/antologia QUIBANO (2018). Escreve com regularidade e tem uma quantidade expressiva de poemas escritos que serão lançados em breve em um novo livro. 



SUBLIMAÇÃO

Um rio freme e buzina
e me impele
para a foz de uma segunda-feira.
Um tumulto agita os nervos da Avenida,
mas o relógio sorve os olhares
e determina o tempo da indiferença.
A vida ebule
de nossos ponteiros desacertados.
Sinal verde!
A agenda está aberta.
A cidade e eu seguimos,
uma girando a engrenagem da outra.
Há uma exclamação
no meio do caminho:
no semáforo um pássaro faz ninho!
Uma esperança morre no cruzamento.
Não dá mais sinal o coração.
O tempo atropelou algum sonho que ainda havia.
Arranca o motor da necessária e boa solidão.
A cidade e eu seguimos como vultos,
a despeito dos nervos, das buzinas e do tumulto.
Nosso acidente foi a quebra da ponte
que levava ao silêncio.
Só o olhar não dói:
escapou pendurado 
no voo do pássaro que buscou o céu!



2. HELOISA SOUSA





A romancista Heloísa Helena Santos de Sousa, nasceu em Caxias, mas reside em São Luís. Possui formação acadêmica na área de Letras e especialização em Literatura Infanto Juvenil. Escreve poemas, mas a sua paixão é o romance, tem 5 livros escritos e apenas um publicado. Estreou na literatura com o livro Laura (2014), que conta a história da jovem Laura, de 25 anos, que viaja para encontrar o marido que é gerente de hotel em Barreirinhas, portal de entrada dos Lençóis Maranhenses. Porém, muitas reviravoltas acontecem na vida de Laura e lá ela acaba conhecendo João Felipe, com quem vive uma intensa história de amor. O romance gira em torno de casamento, traição, família, ciúmes, juventude, câncer, decisões, solidariedade.


3. JOSEANE MAIA 




A escritora Joseane Maia, nasceu no povoado Santiago (Caxias – MA) em 10 de junho de 1958. Graduada em Letras pela UFMA, mestre em Educação pela UFPI e doutora pela USP. Tem artigos publicados em várias revistas e participou das coletâneas: Letras em Dialogo: estudos sobre linguagem e literatura (2007); Linguagens: múltiplos objetos, múltiplas leituras (2006); Língua e Literatura: interfaces da linguagem (2007) e O jogo do texto: perspectivas linguísticas e literárias (2010). É autora dos livros Literatura na Formação de Leitores e Professores (2007) e do livro infantil Festa no Céu e outros contos (2017). Joseane Maia é integrante da Academia Caxiense de Letras.



4. ALINE BORBA



A jovem caxiense Aline Borba é professora, escritora, graduada em História (UEMA) e Pedagogia (UEMANET). Foi premiada com o Troféu Nelson Mandela pelo texto “Sou Negro: com cor e sem cor”, publicado no livro A Matriz da Palavra - O Negro em Prosa e Verso (2015). A autora participou ainda das coletâneas: Confissões (2014); Entrelaços (2014); Poesias Escolhidas Vol.II: O Melhor de Mim (2014); Um Sentimento Chamado Amor (2014); Vozes de Aço (2015) e Cidade Poesia (2018).


PARTO

Sem motivo
Sem volta
Parto uma vida ou duas talvez
Parto mar
Vou indo como tantos
Sem asas
Sem destino
Sem saudades mundo afora
Parto simplesmente
Levando apenas trapos
Teu amor me deu só isso
Por isso: parto.



5. INÊS PEREIRA MACIEL




Inês Maciel é uma escritora caxiense, formada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Exerceu vários cargos públicos. Iniciou sua produção literária como colaboradora do Jornal da Cidade. É membro da Academia Caxiense de Letras e tem uma diversificada produção literária. É autora dos livros: Ramas do Tempo (2003, crônicas); Virna (2014, romance); Despida (poesia, 2014); A Menina dos Olhos de Peteca (2014, infantil); Recôndito (2016, poesia). Participou das antologias A Vida em Poesias Vol. II (2017) e Catálogo de Escritores Lusófonos (2018).


MEU GRITO 

Rimo nos meus versos,
Os opostos, os inversos,
O que me fala o coração...

Perco-me no meu próprio grito,
Que sufocado, fraco e aflito,
Só mesmo eu escuto seu refrão...



6. SILVANA MENESES



Silvana Meneses, filha de Gentil Alves de Meneses e Ana Lourenço do Carmo de Meneses, nasceu em Caxias no dia 28 de março de 1958. É poeta caxiense contemporânea, professora doutora em Zootecnia (UNESP-SP), e membro fundadora da Academia Caxiense de Letras. Obras: Fluir (1986); Embarcação (1988); A Olho Nu (1992); Impressões em Haikais (1995); Outras Palavras (2005); Estação Poesia (2008); Reação (2015) e O Intenso Instante (2018).


PARA CAXIAS

sussurra no meu ouvido
balança-me, tremula as palmeiras
não existe mais exílio
estou em casa
com o tempo aqui preservado
os becos exalam antigos segredos
as águas ainda murmuram suas canções
os paralelepípedos
sufocados pelo asfalto
outrora pisados por poesia
resistem tal qual
as palmeiras e a sensibilidade
os pássaros voam e pousam
nas vidas entrelaçadas
o canhão lá no morro 
guardando o passado
- que de tão longe me dá uma saudade -
com as lembranças adormecidas
numa gaveta a sete chaves.


7. ELANY MORAIS 




Elany Morais, nasceu em Caxias-MA. É escritora, blogueira e colunista do jornal O Diário de Caxias e da Revista Acontece – CE. Atua como professora na rede Municipal e Estadual do Maranhão. Como educadora, criou o projeto Caminhos da Literatura, que têm como objetivo despertar e incentivar o interesse dos educandos pela leitura e literatura. Escreve os mais variados gêneros literários como poemas, contos, crônicas e memórias. Participou das antologias poéticas: Melhor de Mim (2014); Entrelaços (2014); Ondas Poéticas (2014); Pétalas (2015); Florilégio da Esperança (2018). É autora do livro Muitas de Mim (2017) e ainda esse ano será lançado o livro Luz e Sombra. Elany Morais faz o maior sucesso na internet com o público jovem e adultos, além disso, é bastante convidada para eventos literários. Jornais e suplementos literários têm classificado a escritora como uma das mais brilhantes da atualidade. Suas publicações podem ser encontradas no blog http://educadoraelanymorais.blogspot.com.br/, no site Recanto das Letras e na sua fanpage no facebook Palavraria Escrita. 


DESCONHECER-SE 

Do fundo do inconsciente, a ignorância destrói. 
A ignorância destrói nossos laços, 
nossas camas, 
nossos pertences... 
A ignorância destrói. 
E quem a encontra? 
Quem se importa com ela? 
Nunca a vi florir, nem é enjoativa. 
Perde-se tantas coisas: do fundo do
inconsciente, a ignorância destrói.
E ainda há quem diz: o perdido não é meu!!! 
A ignorância destrói como um abcesso maduro. 
Entre a ignorância e a destruição não há
intervalo de tempo nem de espaço
as coisa são pesáveis e sem nomes. 
A confusão de si afoga a estrela vital. 
Ignorar a si mesmo é viajar sem mapa, 
é cantar sem saber a melodia, 
é sucumbir num jogo escravista e debilitante, 
é viver de mãos dadas com o inimigo, 
é vingar-se de si próprio.




8. ANA FÉLIX GARJAN 




Ana Maria Félix Garjan é socióloga, pesquisadora em arte e literatura, escritora, poeta, acadêmica, artista plástica e fotógrafa premiada em artes plásticas, conto e poesia. Embaixadora da Paz- Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - France/Suisse e presidente dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI & Artforum Internacional. Membro da Academia Caxiense de Letras, da Confederação Brasileira de Letras e Artes, do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e de várias outras instituições culturais pelo mundo, possui considerável número de publicações e distinções literárias. Participou do livro de Arte Realismo Latino (2013); Antologia Mil Poemas para Gonçalves Dias (2013). É autora de várias obras, entre elas: Na Clave de Sol – Movimentos (1987) e Poéticas Azuis (2013). É e idealizadora da coletânea "Cartas para o Futuro" - das mulheres contemporâneas (2012). Tem trabalhos publicados em The Latinity Anthologies - Collected Poetry Society of América Latina Culture-MA e também no livro "Poesia Per La Vita" - a Edizione Universum - Trento, Itália (2001). Participou de exposições coletivas em Brasil, Alemanha, EUA, Itália, França, (2013) e Portugal (2014). Suas obras estão gravadas em diversos livros de artes plásticas, tais como: Latino Realism, Galeria de Arte no Brasil (Panorama da Arte Contemporânea) e Brasil de A a Z (Destaques e Personalidades).


MULHERES E SEU UNIVERSO

Mulheres famintas, censuradas
Amadas, exploradas, violentadas.
Mulheres em cenas e palcos da vida
Nas ruas, nas avenidas do mundo
Na sociedade, na família, no trabalho.

Mulheres nas lutas seculares
Vestidas ou nuas em suas histórias
Estética do tempo e da memória,
Artista, educadora, revolucionária.
Mulheres singulares, belas vencedoras
Estilística consciente em sonhos, conquistas.



9. ÂNGELA MARIA




A escritora Ângela Maria Gomes Pereira, é natural de Caxias, mas reside em São Luís. Formada em Letras, tem poemas publicados em várias coletâneas de livros na capital, entre eles: edição comemorativa da Academia Ludovicense de Letras, Mil Poemas para Gonçalves Dias e na coletânea 190 Poemas para Maria Firmina dos Reis também produzido pela Academia Ludovicense de Letras. A escritora participou do I concurso literário Justiça e Igualdade Social organizado pela editora Celeiro, com sede na Cidade de Dourados –MT, onde obteve menção honrosa para os poemas Sobrados e Sou Sol. 


DORES D'ALMA 

Desperto como que de um longo sono. 
Retraio as retinas cansadas. 
Cambaleio; talvez de susto, talvez de leveza. 
Tento relembrar onde estou, não reconheço. 
Esfrego os olhos num esforço 
de adaptação...agora eu sei: era só saudade;
leve e certeira, bem lá no fundo; 
escondida da vida, 
mas lá, só saudade, 
doída que só. 


10. JOINA BOMFIM 




Joina Bomfin é caxiense, mas reside em São Luís, onde é professora da Universidade do Ceuma. Também foi professora da UEMA e da rede estadual de ensino, na qual exerceu também as funções de assessoria e técnico em educação. É formada em Letras pela UEMA, é especialista em Língua Portuguesa pela PUC-MG, possui mestrado em Educação pela UFMA e é doutoranda pela ULHT em Lisboa. Lançou o livro de literatura infantil, Zequinha Zangado (1994), pelo SESC e possui publicações de artigos científicos nas áreas de Educação e Letras. Transita entre a poesia e a crônica. Seu ultimo livro "Poesia em Rede" foi publicado em 2017.


TEUS OLHOS...

Guardo em mim
A magia do silêncio
Eloquente
Do teu olhar
Tocando o meu
Passaste a morar
Em mim
E és a saudade
Que me impregna
E me mantém viva,
Intrépida
E os teus olhos?
Os teus olhos, eu gravei 
Nas retinas da minha alma
E na memória do meu coração
E o mais?
Posso dizer-te não




Referências Bibliográficas:



BOMFIM, Joina Alves. Poesia em Rede. Salvador: Editora Motres: 2017.

Carvalho Junior. Francisco de Assis (Org.). Dicionário de poetas Caxienses. Disponível: https://www.facebook.com/dicionariodepoetascaxienses/?ref=br_rshttps://www.facebook.com/dicionariodepoetascaxienses/?ref=br_rs. Acesso em 03/05/2018.

SOUSA, Isaac Gonçalves. MENESES, Renato Lourenço. VIANNA, Jotonio Moreira. Cartografias Invisíveis - Saberes e Sentires de Caxias. Academia Caxiense de Letras, 2015.



10 comentários:

  1. Belissimo trabalho Girlene... Parabens querida. ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho, Girlene.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! Muito obrigada!! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Elany, pelo seu belíssimo trabalho que vem desenvolvendo. Desejo que Deus esteja sempre presente na sua lucidez. Minha admiração...beijos.

    ResponderExcluir
  5. A Ana Garjan é uma diva.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu trabalho querida e incansável promotora da leitura refinada e de bom gosto.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por compartilhar conosco esse conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado. Eu precisava muito dessas informações para tirar nota de português e acho que vou tirar um notão porque seu site é perfeito nunca vi tao completo.

    ResponderExcluir
  9. Que lista estranha... Confesso minha decepção é grande! Em que estágio da memória ficou esquecida a brilhante Laura Rosa, as escritoras Dinir Silva, Filozinha, Ana Luiza Ferro, Irmã Gemma?

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado. Seu blog ajudou-me bastante em minhas pesquisas.

    ResponderExcluir