quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ORGULHE-SE DE CAXIAS



Uma cidade surpreende pela grandeza de seus filhos e de seus feitos

***
Veja. Em termos de origem (genealogia) territorial de municípios maranhenses, Caxias é "mãe" ou "avó"/"bisavó" de diversas cidades. Por exemplo: a área de Imperatriz saiu do território de Grajaú. Grajaú saiu de Pastos Bons, e Pastos Bons era distrito de Caxias. Portanto, Imperatriz é “filha” de Grajaú, “neta” de Pastos bons e “bisneta” de Caxias.

Além de muitos municípios, muita coisa e gente boa teve origem em Caxias. Veja.


A BANDEIRA - Todo brasileiro que vê a Bandeira Brasileira fique sabendo: foi um maranhense de Caxias, Raimundo Teixeira Mendes, o autor dela, apresentada ao Marechal Deodoro da Fonseca em 19 de novembro de 1889 (conhecido como o Dia da Bandeira).

OS VERSOS - Todo brasileiro que leia os versos “Minhas terra tem palmeiras / onde canta o sabiá” fique sabendo: o autor, Gonçalves Dias, nasceu em Caxias.

O DUQUE - Todo brasileiro que tenha ouvido falar do Duque de Caxias, o patrono do Exército Brasileiro, fique sabendo que foi a cidade caxiense que inspirou Luís Alves de Lima e Silva a escolhê-la para nome de seus títulos de nobreza (barão, duque).

MARAVILHOSA - Todo brasileiro que já ouviu a frase “Cidade Maravilhosa” ou cantou a música que a repete, referindo-se ao Rio de Janeiro, saiba que o autor dessas palavras é um maranhense de Caxias, o escritor Coelho Netto.

O GOL - Todo brasileiro que gosta da Seleção Canarinho, a equipe brasileira de futebol, saiba que foi João, o Preguinho, filho do caxiense Coelho Netto, o autor do primeiro gol do nosso time nacional em Copa do Mundo.

TORCIDA - Brasileiros e brasileiras que gostam de futebol, saibam que foi um caxiense -- Coelho Netto -- que "inventou" a palavra "torcida" com o significado de conjunto de simpatizantes, defensores, apoiadores e entusiastas de um clube de futebol ou outra agremiação esportiva.

A UNIVERSIDADE - Todo brasileiro também fique sabendo que foi um neto de família caxiense, Cândido Mendes de Almeida Filho, o fundador da mais antiga universidade privada existente no Brasil, a Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, de 1902.

AGRICULTURA - Todo brasileiro que sabe a importância de um Ministério da Agricultura para um país com as dimensões e o potencial do Brasil nesse setor da economia saiba que foi um caxiense, João Christino Cruz, quem criou esse Ministério.

TEATRO - Se o Teatro e a Dramaturgia negra brasileira têm um pioneiro, este é o caxiense Ubirajara Fidalgo.

SACERDOTISA - Uma das principais sacerdotisas de culto afro-brasileiro, estudada por antropólogos de diversos países, é a caxiense Mãe Andresa (Andresa Maria de Sousa Ramos), que viveu exatos cem anos, de 1854 a 1954.

ODONTOLOGIA - Se a profissão dos dentistas, a Odontologia, tem um nome que é considerado a “Glória da Odontologia Brasileira”, saibam todos que esse nome é o do odontólogo caxiense Aderson Ferro.

O JORNALISTA MAIS COMPLETO - Se houve um advogado e jornalista que redigiu a Lei do Ventre Livre, lutou contra a escravidão, advogava para os pobres gratuitamente, era um estudioso do Direito, um lutador das justas causas jurídicas e políticas e considerado o jornalista mais completo do Brasil, homenageado com seu nome em praça e seu rosto em busto próximo ao fórum de São Paulo (que tem o nome de seu filho), esse homem e esse nome é João Mendes de Almeida, maranhense de Caxias. A Ordem dos Advogados do Brasil de São paulo reeditou o conjunto das obras jurídicas desse caxiense, cujo filho, João Mendes de Almeida Júnior, outro talentoso jurista, dá nome ao maior fórum do país (São Paulo, SP).


Texto de EDMILSON SANCHES
edmilsonsanches@uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário