segunda-feira, 17 de novembro de 2014

MULHERES E ESTRELAS - Edmilson Sanches, poeta, professor, jornalista Caxiense



Há algo de diferente, muito diferente, no espírito feminino. As mulheres têm uma capacidade de suportação, de resignação e resistência que transcende a imaginação e a perplexidade do homem. 

As mulheres merecem mais, muito mais: mais poder, mais participação, mais reconhecimento. As mulheres são melhores.

Tem algo de múltiplo e vário na singeleza da mulher, de arrebatador em sua beleza, de premonitório em seu olhar, de indecifrável no seu ser, de irresistível em sua sedução. Talvez porque não haja um homem que, no íntimo, não se quede ante esse poder invisível, invejável, de que foi dotada, às escondidas, a mulher: o poder e a resistência, a sedução e o encantamento femininos --- ante os quais impérios ruíram e também se alevantaram, vidas se ergueram e igualmente tombaram, fracos se fortaleceram e heróis se acovardaram... 

Sim... Seja à frente de reinados ou nos bastidores de residências, sentadas em tronos como rainhas reais ou em pé em casa como rainhas domésticas, as mulheres têm, escondido ou explícito, um poder diferente, uma força indescrita, um segredo indescoberto, um mistério não revelado. 

Mulher. Mar pouco navegado. Mata pouco desbravada. Alma quase nunca compreendida. Sentimentos quase sempre pouco correspondidos. Desejos simples contrafeitos. Vontades abissais insatisfeitas. 



Uma mulher não é só um corpo, embora, mesmo quando acompanhada, seja muitas das vezes uma alma só. Sozinha. Solitária. 

Mulher -- usada e ousada. 

Mulher -- cifrada e indecifrada. 

Mulher -- que acomoda e incomoda. 

Mulher -- citação e excitação.

Se o homem foi feito do barro, as mulheres foram esculpidas em pó. Pó de estrelas.

Por isso brilham. 

Por isso luzem. 

Por isso ofuscam. 

Por isso reinam. 

Por isso voam.

Por isso são amadas.

Ave, Maria!

Ave, mulher! 




Um comentário:

  1. Colocacoes coerentes e perfeitas. Poema inteligente, criativo, 0 poeta é um grande conhecedor da alma feminina. Parabens.

    ResponderExcluir